segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Sobre (falta de) vivência.

Essa é a minha opinião e você não tem nenhuma obrigação em concordar com ela. Certo?
É meio merda ter de explicitar isso no início, mas tamo vivendo num mundo tão maluco e sem noção que é bem melhor prevenir.

Convivo, profissionalmente, com uma pessoa que, simplesmente, não tem, não teve e não age como se jamais fosse ter qualquer vivência junto a outros que não compartilham da mesma condição que a sua. Pobres em geral, participantes de quaisquer programas sociais (bolsa família, fies, etc). Não teve e não tem quisquer tipo de relações, diretas ou indiretas, com quem não tem menor "status social" que o seu.
Isto dito, queria deixar claro que o fato dessa pessoa ter estudado em escola particular desde o pré, vivido e viver em condomínio fechado, ir pra Disney todo ano e estudar em uma das faculdades mais caras de São Paulo por subsídio de sua mãe doutora, NADA, absolutamente NADA se relacionam com a construção da minha opinião. Afinal, você pode ter tido diversos privilégios mas, mesmo assim, ter se aproximado de quem não os teve. Vocês devem ter amigos assim como eu também tenho.
E tá tudo bem.

O caso aqui é de alguém que nunca viu um mendigo, não acredita que os moradores de rua passam frio ou que, em vários casos, morrem.
É uma pessoa sempre é estúpida com aqueles que pedem uma grana ou algo pra comer quando está no bar à beira da calçada e que também não entende porquê a criança lhe vende uma bala quando na mesma calçada se encontra ou o motivo pelo qual pessoas passam a madrugada em uma fila quilométrica no Vale do Anhangabaú.
É sempre o tal do "é nisso que dá não estudar" ou o "viu, teve filho cedo. Tinha televisão em casa, não?". Como se fosse facilmente justificável. Como se tudo fosse preto e branco, 0 e 1.

Se você é essa pessoa ou se conhece alguém que o é, por favor, pense ou faça com que pensem nisso. Estamos falando de alguém que é ignorante em um nível altíssimo. Tanto que se tornou negacionista da realidade, revisionista histórico.

E, antes que você me diga pra argumentar, sim, eu tentei. Mas não adianta.
Simplesmente não entra em sua cabeça ou coração. Nada que não seja o que ela vive faz sentido.

Já me causou raiva, decepção, revolta. Hoje, estou estático. Congelei já.
Tô aqui passando pra vocês para, ao se depararem com essa situação, não desistirem como eu desisti.