terça-feira, 25 de outubro de 2011

Entreouvidos.

6 da manha. Acordei. 
Escuto vozes baixas ao telefone. Choramingando. Chorando e falando. Triste. Não existe aceitação nem mesmo entendimento naquele tom de voz. 
Hoje eu vi o quão sem coração, idiota, estúpido, insensato e infantil um homem pode ser. 
Ele pede o fim de um relacionamento pelo qual ela não entende qual o motivo do mesmo. 
'Por que isso esta acontecendo?'. 
Ela o questiona e ele não responde. Por não saber ou por não ter, simplesmente, motivos plausíveis para se explicar. 
Se explicar, sim. Claro. Tudo tem que ter uma explicação a partir do momento que você mexe com a vida de outras pessoas. Com seu modo de vida, enfim. 
É até irônico alguém como eu falar essas coisas. Eu, que fui capaz de cometer, talvez, os mesmos erros que eu entreouvi essa manhã. Talvez piores. 
Com certeza. 
Sei que todos nós passamos por desilusões de qualquer tipo durante a vida. Normal isso. Mas algumas coisas podem sim ser evitadas de as pessoas pensassem um pouco mais nas outras e menos em si mesmas. 
Quem me dera eu poder corrigir todos os meus erros. Todos eles. Mesmo sabendo que todos eles me fizeram ter essa visão de hoje, eu trocaria tudo, até mesmo essa visão, pra não ter que ocupar a minha mente e lidar com atos próprios e arrependimento profundo. 
Mas a vida é assim, não é mesmo? Sempre difícil. Por isso ela é feita de recompensas. E elas vêm, menina. Ah, se vêm! E vêm maiores! Melhores. Mais intensas. Mais prazerosas. 
Intensa... Passei a me sentir mal com essa palavra. 

Contos (parte dois).

Eu não poderia te dizer por que ela se sentiu daquela maneira. Ela sentiu isso todos os dias e eu não pude ajuda-la. Eu só a ví cometer os mesmos erros mais uma vez.
O que está errado agora? Muitos problemas.
Eu não sei de onde ela veio.
Abra os seus olhos.
Olhe ao seu redor e encontre as razões.
Você foi rejeitado e agora você não consegue encontrar o que você deixou pra trás.
Seja forte agora.
Seus sentimentos, ela esconde.
Seus sonhos, ela não consegue encontrar.
Ela está perdendo a cabeça.
Ela foi deixada pra trás.
Ela não consegue achar seu lugar.
Ela está perdendo a sua fé.
Ela caiu em desgraça.
Ela está por todos os lados.

Poema.

Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento, a tempo. Eu acordei com medo e procurei no escuro alguém com seu carinho e lembrei de um tempo. Porque o passado me traz uma lembrança do tempo que eu era criança e o medo era motivo de choro, desculpa pra um abraço ou um consolo.
Hoje eu acordei com medo mas não chorei nem reclamei abrigo.
Do escuro eu via um infinito sem presente, passado ou futuro.
Senti um abraço forte.
Já não era medo.
Era uma coisa sua que ficou em mim, que não tem fim.
De repente a gente vê que perdeu ou está perdendo alguma coisa. Morna e ingênua. Que vai ficando no caminho. Que é escuro e frio mas também bonito porque é iluminado pela beleza do que aconteceu há minutos atrás.
 
 
 
-Cazuza
 

Contos.

Pior é que o ar condicionado indica a luzinha 'quente' acesa.
Ao olhar pro cinzeiro empanturrado de bitucas de cigarro, me lembro de que os meus se acabaram. Bom, tanto faz, não ia conseguir acender nenhum mesmo. Afinal, estou tremendo mais que vara verde.
Não sinto fome. Nem um pouco... Acho que foi isso que fez com que aquelas roupas que eu gostava tanto já não servissem mais.
Me sinto fraco...
Olho no espelho e me vejo. Barba comprida, olhos marejados, cabelos longos. Pra onde foi a minha vaidade? Deve ter ido embora junto com ela.
É, foi sim.
 
Sei lá...
Me bateu uma puta vontade de morrer.

Desabafo.

A vida é estranha. Mas eu sei que sou mais ainda.
Talvez nem seja questão de ser estranho. talvez seja somente o simples fato de eu ser eu. Pois é.
Sei que, nesses últimos tempos, eu venho me sentindo muito mal. Por causa daquela perda. Não por números, mas por ser A perda.
É, é de você mesma que eu estou falando.
Por mais hipócrita que seja, eu nem sei mais o que dizer. Deveria saber. Pelo menos é algo que qualquer pessoa normal faria.
Se justificaria, usaria de mil e um argumentos e procuraria milhares de soluções mirabolantes para os problemas e até mesmo filosofar sobre o novo sentido da vida.
Novo?
Não.
Antigo.
Aquele que eu tinha. Aquele que eu ainda quero, mesmo que desacreditado. Aquele que eu ainda amo, mesmo que desconfiado. Aquele que eu ainda vejo, mesmo que nublado. Aquele que eu ainda sonho, mesmo estando acordado.
 

Meninos e homens.

Durante os últimos dias, eu me flagro pensando: 'existem homens e meninos. Existem diferenças entre eles'.
Eu li isso e me abalei.
Claro, quando a carapuça serve né, irmão?
Eu sei que na minha vida eu já agi demais como um menino. Não estou contando quando eu tinha meus 12 anos de idade, não. Estou me referindo a depois de adulto.
Nossa, quanta merda eu já fiz! Me arrependo de tantas coisas, na boa.
Eu que sempre fui tão bom em me achar ruim. Hoje sou expert em me achar um lixo.
Bela evolução. Não.
Eu quero ser eu mesmo. Aquele que eu sou quando eu estou com você. Aquele que eu sou quando estou feliz. O que é praticamente a mesma coisa.
A vida corre, cobra e revira. Os fatos acontecem e até aquilo que temos certeza de que vai acontecer, quando acontece, nos surpreende. Nos cala. Nos ata e nos mata, até.
Pelo menos foi assim comigo. Só não matou porque eu ainda não estou preparado pra morrer.
Eu quero viver. E muito. E só vou sossegar quando conseguir te fazer feliz. Feliz de uma forma que você nunca foi.
Feliz comigo.
Finalmente poder olhar nos meus olhos mais uma vez daquele jeito que só você consegue fazer.
Um homem pensa assim? Ou um menino sonhador com uma rosa na mão?
Tanto faz. É isso mesmo que eu quero.
4 life.
 

E tudo caiu.

O fato é que os dedos travaram.
Se você estivesse frente a frente comigo, eu correria pra longe pra chorar em algum canto. Exatamente como naquelas novelas idiotas que a mocinha sai correndo balançando os braços e soluçando as lágrimas. Idiota demais.
Mas aconteceria exatamente isso.
Eu estou, contando até agora, há quase 8 horas sem proferir uma palavra. Não sei porque... Eu até sei, mas sou homem e nunca vou adimitir isso.
Até sabia que isso aconteceria, mas a reação, infelizmente pra mim, é algo que não tem como prever. Eu não previ. E exatamente por não saber o que fazer, minha reação tornou-se isolamento. Silêncio. Escuridão. Vazio.
Eu não te ignorei. Só não sabia, e não sei ainda, o que dizer. O que fazer?
Talvez hoje eu sinta o que você sentiu naquela época e Ele tá me testando. Por mais autodestrutivo que seja, eu prefiro pensar assim. Assim eu não vejo a verdade.
É, aquela verdade onde você gosta dele e que isso só aconteceu porque ele mereceu assim como eu mereci um dia. Mereci mesmo? Sinto como se a vida toda eu só tivesse errado. Falhado. Fracassado. Me sinto derrotado.
Fui vencido.