sexta-feira, 31 de julho de 2020

REGULAMENTAR AS REDES SOCIAIS = CENSURA!

Iniciemos assim: regulamentação não significa dizer que vai ter uma pessoa do Governo dentro do Facebook. Não é isso.

Regulamentação se trata de fundar as bases da regra do jogo. E isso, convenhamos, ficou a “deus dará” por conta da velocidade ao que tudo se deu.

Vamo fazer aqui um exercício bastante didático. Vamo falar de distribuição de água.

As redes sociais, hoje, se enxergam como uma empresa que construiu uma tubulação de água que visa abastecer todas as cidades. Tenha pra si, nessa analogia, que os usuários, jornalistas e todos aqueles que fazem uso das plataformas componham a empresa que envia a água.

Sendo assim, o deles discurso é o seguinte: “se a água chega podre na sua casa, não é responsabilidade minha. É da empresa que a fornece. Eu só estou fornecendo a tubulação. Eu sou só o meio, só o veículo. Eu não produzo nada”.

Ok.

Só que a tubulação, em uma bela medida, está enferrujada. Podre. E, consequentemente, isso atinge a água que as cidades consomem. Eles estão contaminando a caralha da água.

Trazendo pro contexto das redes, o algoritmo contribui com a mencionada contaminação. Tu não recebe tudo que as páginas que assina produzem, mas sim aquilo que uma fórmula matemática joga na tua timeline, certo? Sabemos disso. Sendo assim, concorda que não seria absurdo concluir que, se eles estão escolhendo, eles estão editando. Se eles estão editando, eles são publishers, editores. Se eles são aqueles que determinam o que ce tem de ler, isso os responsabiliz, ué.

Caralho.

A empresa fornecedora é responsável quando ela permite que agentes externos – produtores de fake news, fontes de financiamento desconhecidas, sem responsabilidade civil, jurídica. Pessoas que não se tem como localizar e cometem, diariamente, calúnias, difamações, ameaças, agressões – penetrem a tubulação e afetem a qualidade da água!

É SIMPLES DE ENTENDER!

O foda é que a gente tá lidando com Google, Facebook, Amazon e tal. ELES SÃO AS NOVAS COMPANHIAS DE PETRÓLEO, irmão! Eles são os detentores do poder REAL, não um poder abstrato. Esses caras são capazes – por ação ou por inércia, por ignorância ou por fechar um olho porque faz bem pros negócios – interferir em brexit, eleições, promover linchamento de pessoas na rua.


REGULAMENTAÇÃO NÃO É CENSURA! É compartilhamento de responsabilidade.